Breakfast at Tiffanys


Aqui do lado e logo ali
janeiro 19, 2010, 8:23 pm
Filed under: Sem-categoria

Disse o chapado Fernando Vanucci que a África do Sul é logo ali…Mas o que ta aqui do lado, na verdade é o Haiti.

Você acredita em destino? Disse Benjamin Linus que este tal é na verdade uma vadia inconstante. Eu não sei…Nem sei acredito em destino, nem se ele é a tal vadia. Mas que passa um monte de indagações na cabeça quando pensamos na história do Haiti, isto passa…

Será o destino responsável pelo sofrimento e falta de perspectiva total destas crianças? Pela fome, sede e pelo futuro sem futuro que os aguarda depois de tantos e mais tantos azares? Melhor não pensar.

E este povo, trazido pelos europeus da sua África para escravidão. Seus ancestrais, claro. Este povo sempre precisou lutar mais do que é compreensível para ser respeitado. Dá para acreditar que existiu Apartheid? Na logo ali África do Sul e que “acabou” a tão pouco tempo?

Conheço quem ache que a questão do racismo tomou proporções maiores do que deveria, que há exagero na “patrulha” ou que os negros se fazem de coitados, que o dia da Consciência Negra é um absurdo.  Pois é, por mais que vivamos na sociedade onde racismo é crime e já existe a exata noção de que é errado, há muita gente com este nível de pensamento…Com certeza você conhece alguém ou quem sabe no fundo não pensa a mesma coisa…

Acontece que este sentimento surge quase sempre de descendentes de europeu. Gente bem branquinha, que nunca esteve na pele de um negro e que não tem a menor noção do que é sofrer este tipo de preconceito. Que  diz não ser racista, mas que se  aflige com a questão. Fica incomodado pelo racismo ser hoje voto vencido e sempre da um jeito de trazer o assunto a tona, seja em piadas, em sarcasmo ou reclamação escancarada mesmo.

A verdade é que existe sim uma dívidahistórica sim com os afro descendentes, assim como há com os índios, meus ascendentes. E existe uma memória genética que levará gerações para ser apagada. Enquanto isto, tudo o que for feito para a pagar a injustiça, inclusive da Igreja Católica, que corroborou com o abuso espalhando a ideia absurda de que os negros não tinham alma, ainda é pouco.

E falando nisto…assistam Invictus. Morgan Freeman interpreta Nelson Mandela – e foi escolhido pelo próprio – divinamente. Como tudo o que ele faz.  Apesar de ser de Clint Eastwood, o filme não tem nada de depressivo.

Talvez por isto tenha sido alvo de críticas dos “entendidos”. Mas não as ouça, ou melhor, veja por si mesmo. É um belo filme, que conta uma bela história de uma forma marcante.

Anúncios

4 Comentários so far
Deixe um comentário

Ka, se seguíssemos ao pé da letra a “Imagine” do Lennon,as coisas não estavam assim. Utopia?

Beijocas da Selma.

Comentário por Selma Barcellos

Verdades profundas tão bem ditas. Vou ver sua indicação de filme. De novo e sempre rsrs

Comentário por picida ribeiro

EXISTE racismo sim. E o pior é que quando os racistas são “descobertos” e seu preconceito com os negros é aberto, sentem-se ofendidos e negam, coisa mais hipócrita.
Vivemos num mundo imbecilóide.
Ah, e confesso que pra mim, a beleza negra, os homens negros, o cabelo afro… me ancantam.

beijos Ká.

Comentário por Elayne

Oi, Karen!
Sinceramente, não consigo entender porque países tão pobres, com pessoas que já passam por tanta coisa, ainda têm que sofrer com uma tragédia disso.
A verdade é que preconceito acontece com todas as raças. É claro que os brancos sofrem muito menos, mas eu já ouvi coisas na cara por ser branca. Só muita conscientização para (a longo prazo) conseguirmos vencer isso.
Beijos

P.S.: Adorei as versões da Santa Ceia. hahaha

Comentário por Mari




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: