Breakfast at Tiffanys


Pássaro é para voar
abril 15, 2009, 7:37 pm
Filed under: É sério, Faça sua parte, Sessão Descarrego | Tags: , ,

Há algumas semanas participei de um workshop que o Ibama de São Paulo fez com a imprensa. O objetivo era orientar jornalistas e produtores de programas de Tv sobre a correta abordagem e exposição de animais silvestres na mídia, pois a utilização irresponsável dos bichos que na maioria dos programas (alguém pensou naquelas aberrações apresentadas aos domingos???)  serve apenas como show facilitador de audiência e só induz ao comércio de aves e animais silvestres em geral.

Foi altamente esclarecedor. E mostrou como o órgão tem profissionais comprometidos com a preservação da fauna. Mas a luta deles é muito difícil. É contra o sistema, contra grupos do tráfico e de supostos criadores altamente influentes entre os políticos e com dinheiro, muito dinheiro envolvido para comprar todas as instâncias envolvidas.

Parece piada. No Brasil, traficantes de animais não ficam presos mais do que alguns dias. Logo, algum juiz solta e eles voltam ao crime. Tem casos de pessoas presas na década de 80 por tráfico, que continuam na atividade, sempre se safando e continuando a traficar animais indefesos. Porque temos leis frouxas, juizes imbecis e retrógrados – para não mencionar outras possíveis formas de subverter a lei ao interesse econômico.

Diferente do que se prega, um animal que viva em cativeiro, pode, em grande parte dos casos, ser reintroduzido na naturesa. Mas até para isto há burocracia. E muita.

Há uma luta por parte dos envolvidos na causa animal para que seja proibida qualquer comercialização de animais da fauna silvestre. Não é radicalismo, é apenas o bom senso de compreender que animais silvestres não têm natureza para viver como domesticados. Que isto é crueldade, é desnecessário e que desequilibra totalmente o meio ambiente.  

Dias depois da reunião, acompanhei em um fórum de criadores de canários a repercussão do evento. Com postura arrogante, brutal e ameaçadora, intimidadora, falavam do evento como um “incidente”.  Diziam que devem sair da jurisdição do Ibama, que têm poderes para isto. Se proclamavam poderosos. É este o tipo de gente que comercializa animal. E se você tem um mero canário na gaiola na sua casa está contribuindo para que esta escória da humanidade continue lucrando, ameaçando, jogando sujo, se valendo de leis estúpidas, de pessoas corruptas.  Está realmente do lado errado.  Do lado dos bandidos.

Não importa se seja criador licenciado. Muitos destes são autuados por maus tratos e muitos “batizam” animais do tráfico para que sejam considerados nascidos em cativeiros.

Ganhar dinheiro com o aprisionamento de um animal silvestre é errado. Comprar um é errado. Manter um na gaiola da sua casa é errado. Não importa que justificativa você dá para mantê-lo. É preciso deixar o egoísmo de ter uma ave exótica só para mostrar às visitas e fazer alguma coisa. Isto é errado.

Pássaros são feitos para voar. E se você impede isto, não importa quantas vezes vá a igreja e se ache uma boa pessoa ou quanto engane a si próprio dizendo que não tem o que fazer com ele, você está errado. Está do lado errado. E a natureza fará você pagar por isto.

1146008_heart_shaped_birds

Anúncios

6 Comentários so far
Deixe um comentário

Oi, Ka!
Nossas leis são muito frouxas e ninguém faz nada para mudar porque é conveniente.
Quando criança, eu tive um passarinho. Eu era louca por ele. Quando ele morreu, chorei uma semana. Ele era do meu pai, minha mãe (que era contra pássaro na gaiola) ficou com ele quando se separaram por minha causa. Hoje, não teria outro porque entendo a necessidade da natureza.
Beijos

Comentário por Mari

Eu acho uma crueldade… Pode parecer hipocrisia a minha pelo fato de eu sempre te apoiar, mas é o que realmente sinto!
Acho um crime manter um pássaro, um animal que não faz nada além de cantar e semear árvores ser aprisionado numa gaiola.
Uma tristeza me dá quando passo por algumas lojas de animais e vejo eles (todos eles) lá, cachorros e gatos com olhos tristes, passaros amontoados… e por aí vai.
Outra coisa que acho absurda é que em alguns rituais do camdomblé são sacrificados animais… Uma pena tudo isso, uma pena.

Comentário por Elayne

Ka, esse post merecia ser publicado na mídia de papel, sabia? Desabafo incontestável, verdadeiro.
E, tristeza, sempre eles: políticos e juízes por trás de decisões surreais.

Beijocas.

Comentário por Selma Barcellos

Oi Ka/Holly

Infelizmente as nossas leis são ainda insuficientes ou mal utilizadas/inspecionadas.. só agem com força por exemplo, quando um pobre rouba um pão poque está com fome (não justicando o ato, claro) mas eles deveriam virar os olhos pra onde realmente precisa, não só em relação aos animais que são tratados (literalmente) como mercadoria. Até seus habitats são tomados pelo homem.. imagine a liberdade.

Beeeijos, um otimo fds

Comentário por Youko Watanabe

Digamos que haja um pequeno desequilíbrio nesse assunto. Dois pesos e duas medidas(?!). Certos assuntos ainda são tratados com banalidade.
Cheiro grande.

Comentário por Dora

Primeiro: agradecer todas as informações que voce nos passa através de seu blog sobre o tema.
Segundo: Parabenizar por levar tudo isso tão a serio, tão verdade.

Comentário por picida ribeiro




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: