Breakfast at Tiffanys


Hollywood não é mais a mesma
abril 12, 2009, 9:07 pm
Filed under: Nas telas

O que acontece com Hollywood que cada vez fica mais difícil escolher um filme para assistir? Estórias batidas, falta de criatividade e linguagem de videogame dominam os lançamentos do cinema e está cada dia mais raro encontrar o verdadeiro cinemão para passar um divertida tarde ou noite.

Tirando Marley por motivos pessoais e sentimentais, Benjamin Button e Batman são os últimos grandes filmes que me veem à mente quando alguém pede a indicação de um bom filme para assistir. Comédias sem sal ou de humor brega, heróis obscuros, videogames, vida real ou papo cabeça/crítica social é tudo o que restou. Ah, não tenho interesse em assistir uma patética descrição da garota consumista, conhecer a vida de Che Guevara, ver uma idiota corrida irresponsável, um indiano que ganhou no show do milhão ou ainda a vida dura de um político homosexual…Me poupem! Se for para apreciar tragédia, vou ver a queda do Corinthians para a segunda divisão.

E olha que adoro cinema. Adoro. Mas cinema na melhor concepção da palavra: emoção e entretenimento, com certa reflexão. Mas que venha de estórias criativas, narrativas bem feitas e ótimas atuações. Grandes filmes. Trilogias épicas, aventuras divertidas ou um romance realmente arrebatador. 

Sinto falta do filme que vemos comendo pipoca sem perigo de ter indigestão. Falta de campeões de bilheteria. E grandes atuações. A última foi Heath Ledger em O Cavaleiro das Trevas.

Este ano, até então, meu indicado para o Oscar seria o sensacional Michael Emerson, o Ben de Lost. O que esle está fazendo na série é algo para ficar na história. Ou Hugh Laurie de House. Porque parece que os bons atores, os bons roteiristas e a criatividade toda está concentrada nas séries de TV.

Sempre adorei-as. Desde os anos 80. Mas tinha noção de que eram um produto menos elaborado do que o cinema, onde estavam os melhores atores, diretores, as grandes produções. 

Só que tudo mudou. Desde que George Clooney migrou de E.R. para o cinema, muita coisa mudou. Muitos atores estão fazendo o caminho oposto. E é surpreendente a qualidade dos seriados e a inovação em termos de narrativa, direção, roteiro. A criatividade está realmente com elas.

E não falo só de Lost, show que sou declaradamente fã e trato em um blog específico. A série é um marco em vários aspectos. Mas muita coisa boa tem sido lançada para todos os gostos. Das premiadas comédia Third Rock e drama de máfia Os Sopramos a mais nova ficção científica Dollhouse, tem produtos realmente inovadores.

em-terapiaEm Terapia é uma delas. Drama psicológico que mostra a cada dia a seção de um paciente até a terapia do psicólogo, onde você acompanha o desenvolvimento dos personagens na medida em que o terapeuta prossegue sua avaliação e trabalho. Os diálogos são brilhantes, altamente reais. E as interpretações um show. Conduzida por Gabriel Byrne, a série é mesmo uma obra-prima.

house03gHouse é outra excelente amostra da evolução do produto. O drama médico tem a catalizadora presença de Hugh Laurie como o Dr. House, um especialista em medicina de diagnóstico brilhante, mas altamente perturbado. Já na quinta temporada, a série não perde o pique e depois dos últimos episódios, eu me pergunto, como conseguem ser tão bons e criativos após cinco anos de grandes histórias. O nível dramático, reflexivo e aprofundamento psicológico dos personagens é tão espetacular, que foi após o episódio que abordou suicídio que este post não me saiu da cabeça. Não é possível que esta mágica tenha se perdido no cinema…A quanto mepo não me entusiasmo com um filme como fiquei após este episódio…Que pena!

Tem ainda Fringe, outra ficção de alto nível de J.J. Abrams, o criador de Lost. Tem Damages e 24 Horas, que não são da minha preferência pessoal, mas são superproduções que agradam quem aprecia o gênero. E muitas, muitas outras.

ben-stops-lockeE se você gosta de ver atuações primorosas de uma dupla com interação e timing perfeito, que tal ver os episódios que Michael Emerson e Terry O´Quinn fazem conjuntamente em Lost? É algo mágico. E que faz muita falta nas telonas.

Anúncios

6 Comentários so far
Deixe um comentário

É um selinho? É um avião? Não!!!! É um post prá ti… dá um pulinho no luar. Beijos Lu

Comentário por Lu

Oi Ka/Holly, concordo contigo Hollywood não é mais a mesma. É muito raro algum filme que vc possa dar 5 estrelas. Mas falando de seriados, sou apaixonada por eles! Vejo muitos em casa, e amo o House tbm! Fora ele, assisto Greys Anatomy, The Listener (eu adorei esse, embora envolva leitura de pensamentos e tal)One Tree Hill.

Beijos, uma otima semana!

Comentário por Youko Watanabe

Oi, Ka!
Eu concordo que faltam bons filmes. Tem tanto tempo que não vou ao cinema que já nem sei mais qual foi o último que vi. Tem alugado (ou comprado) DVD’s de grandes filmes que não vi. Ganho bem mais.
Beijos

Comentário por Mari

Ka, tem uma sugestão de (ótimo, achei) filme para você no http://www.tiaselma.com. Dê uma passadinha no blog.

Beijocas cinéfilas.

Comentário por selma barcellos

Ultimamente, cada vez que chega por essas bandar DVD de filmes atuais, classificados como ÓTIMOS, indicados ou ganhadores de Oscar, quase nunca correspondem as minhas expectativas. Ficam sempre abaixo. Mas os seriados, realmente tem arrasado.
Damages, The Mentalist, e adoro Ugly Beth

Comentário por picida ribeiro

Concordo que realmente hollywood esta cada vez pior, de uns 10 anos pra ca vem se fazendo muita, mas muita porcaria, hollywood está realmente decadente, sem criatividade, historia idiotas, com atores idiotas, tá dificil voce ir ao cinema nos dias de hoje e sair de lá com aquele pensamento no filme, que te cativa, hoje em dia todos são iguais,cada um pior que o outro, voce ai ao cinema não sabe nem o que escolher, porque só tem filme sem graça,raro quando sai um ou outro que presta, e quanto as séries de tv, eu também vou discordar, estão piores também, muito programa chato, enrolado, enfadonho, ninguém hoje em dia tem critavidade o suficiente para fazer um will and grace,seinfield, ou friends da vida, third rock é muito chato, nikita?(pelo o amor de deus), até the visitors tá ridiculo, vampire diaries e the mentalist, 2 séries i-n-s-u-p-o-r-t-a-v-e-i-s de até ouvir as chamadas na propaganda, se voce quer mesmo saber quem sabe fazer série é o brasil, minissérie aliás, pelo o menos sabia, e dava de mil a zero nessas americanas, realmente hollywood ta baixo nível, com diretores cada vez mais “viajantes” e sem um pingo e criatividade, estão usando apenas a midia pra tudo hoje em dia, e midia não é significado de qualidade pra ninguém!!!!!

Comentário por Germana




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: