Breakfast at Tiffanys


Sobre Dewey e os gatos
março 18, 2009, 8:11 pm
Filed under: Não vivo sem bicho, Vá ler um livro | Tags:

dlivro3Terminei hoje mais um livro da saga Entenda o Ciclo da Vida, Karen. Mais do que uma série de livros com final anunciado, as histórias de pessoas e seus animais são sempre cativantes. Mais do que vida e morte, sempre nos fazem lembrar de nossas experiências. E por mais que saiba de cor como tudo acabará, nunca vou me acostumar.

A choradeira da vez é Dewey, um gato entre livros. De autoria de Vicki Myron, com Bret Witter, a obra relata a vida do espitituoso e quase médium gato adotado por uma bibliotecária da cidade de Spencer, Iwoa, EUA.  Dewey foi abandonado na caixa de devolução da biblioteca ainda filhote e tornou-se o gato da biblioteca, o mascote oficial da cidade, mundialmente conhecido e que tocou a vida de inúmeras pessoas.    

dewey

Bem escrito e de muito agradável leitura, a obra é um encanto do começo ao fim. Não. Não se trata da versão felina de Marley, o adorável labrador, mas sim um outro tipo de abordagem e talvez do maior relações públicas que os pobres gatos já tenham tido.

Exatamente por isso, recomendo a leitura para quem insiste em descriminar os gatos. Não quem não gosta de gatos porque não gosta de bichos. Estes não gostam e nunca vão gostar, não nasceram com o dom e pronto. Respeito-os, porém não os entendo.

Mas sim para aqueles que dizem gostar de cães, mas não de gatos.

– São traiçoeiros, dizem uns

São sujos, dizem outros

– Não gostam do dono, mas sim da casa, garantem ainda outros como um disco riscado simplesmente repetindo o que escutaram alguém falar.

É um legado desastroso e impiedoso esta ignorância disseminada sem bom senso. E particularmente de maiores proporções na cultura brasileira. Gatos são muito mais populares nos EUA e na Europa, mas por aqui é comum ouvir abobrinhas do tipo de quem diz amar seu cão, mas não suportar gato.  O que também me parece muito contraditório, pois se você gosta de animais, gosta de animais. Se não gosta, não gosta. Oras, decidam-se. Não existe essa de gosto de crianças loiras, mas não gosto de crianças negras, não…. 

Então, especialmente para estes eu recomendo expressamente a leitura de Dewey, um gato entre livros. Porque com certeza nunca conviveram com um felino e não conhecem o amor e o carinho que estes elegantes seres podem proporcionar a quem convive com eles.

dewey-2-780828Agora se você conhecer a história de Dewey e mesmo assim continuar soltando pérolas como gatos são traiçoeiros, gatos não gostam do dono ou só gosto de cães, eu recomendo expressamente uma alta dose de sensibilidade. Mas esta infelizmente não é encontrada nas livrarias, nem no Submarino e acho que você vai ter que nascer de novo para conseguir.

6 Comentários so far
Deixe um comentário

Dica anotada! Irei ler!
Conterrânea, tem prêmio prá você lá no Iacobus! Dá uma passada por lá!
Bjs!

Comentário por Selma

Querida Ka, Divino o seu retorno!

Já tinha visto este livro na revista Crescer e gostei da capa! (Sim, eu compro livros pela capa… rs Acho que elas dizem muito, pelo menos para mim.) E agora com o seu post, a curiosidade ficou ainda mais atiçada. Ainda não consegui ver o Marley, outro atiçamento dos bons feito por você… Muitos beijos estalados!!! Lu

Comentário por Lu

Oi, Karen!
Outro dia, passei pela livraria e vi esse livro. Fiquei olhando para ele, ele olhando para mim, mas não comprei. Eu adoro gatos (assim como amo os cachorros), mas não comprei porque imaginei o fim triste. E aceito (quase) tudo, menos crianças sofrendo e animais sofrendo e/ou morrendo. Por isso, também não li Marley. rsrs
Beijos

Comentário por Mari

Oi Ka.. quando comecei a ler seu post me lembrei da palestra do Daniel Godri sobre pessoas-cães e pessoas-gatos. Confesso que não sou fã de gatos, mas nada contra. Mas eu fiquei relutante em ler Marley e me encantei… entao, quem sabe é uma pedida.. =)

saudades de ti!

Comentário por Youko Watanabe

Oi, Ka! Pode deixar. Vou tentar dar uma lida, hã? Boa semana.
Cheiro grande.

Comentário por Dora

Oi…queria parabenizá-la. Lindo seu blog, adorei…tanto é que mandei seu link para meus amigos. Bjs, muito sucesso….

Comentário por Maristela




Deixe um comentário

