Breakfast at Tiffanys


Biblioteca Canina
janeiro 9, 2009, 4:24 pm
Filed under: Não vivo sem bicho, Vá ler um livro

No embalo de Marley, deixo hoje algumas dicas de leitura para aficcionados por cães.

artedecorrernachuva_146A Arte de Correr na Chuva

Garth Stein

Sinopse: Enzo é um terrier que vive em Seattle com o dono, Denny Swift, um piloto de corridas. Amigos inseparáveis, Enzo acompanha toda a trajetória de vida de Denny, desde sua luta para se tornar um piloto profissional bem-sucedido até seu encontro com Eve, o enlace de ambos e o nascimento da filha do casal.
Frustrado por não poder falar, uma vez que não é humano, Enzo costuma acompanhar todas as corridas de Fórmula 1 pela tevê, bem como tudo o que se passa a sua volta, até o dia em que uma fatalidade muda definitivamente a vida de todos.

Comentário: É uma bela e lacrimejante história, narrada em primeira pessoa pelo próprio cão. É ficção, claro.  Se o apelo emocional e as várias referências da importância de um cão nas nossas vidas, bem como a diferença que fazem nas horas difíceis é bem bacana, me incomodou um pouco o enfoque antropocentrista do autor: na análise de Enzo, os humanos são o ápice da evolução, a referência que ele pretende seguir e se transformar numa próxima vida. Eu sou totalmente contra esta visão. Não acho humanos mais evoluídos, mais importantes, nem os considero referência para nada.

Mas vale a doçura com que Enzo é retratado e a bela relação entre ele e Denny.   

patas11Série Patas na Europa

Antônio F. Costella

Nestes quatro livros de viagem, o cão Chiquinho relata o itinerário que percorreu (de verdade) na Europa com seu dono, Antonio F. Costella, quando este foi dar aulas em uma faculdade de jornalismo de Portugal.

Dotado de muito bom humor, o cão mistura fatos realmente acontecidos a elementos de ficção, e envolve-se em aventuras com vultos históricos notáveis (Napoleão, D. Pedro I, Nostradamus, Júlio Cesar, Marco Polo, e outros) que explicam a história dos lugares visitados durante a viagem. Sempre sob o ponto de vista canino, analisa também aspectos do comportamento animal, e do homem com relação aos animais.

Portugal e Espanha são o cenário de Patas na Europa. No maravilhoso sul da França, ocorrem as aventuras do Patas 2. Peripécias na Itália nos encantam em Patas 3. A fantástica história da Grécia e o retorno ao Brasil marcam o Patas 4.

Comentário: Deliciosos para quem curte cães, história e viagens.  A narração sob ótica canina é uma irônica e charmosa. Uma graça. Vale a pena mesmo. Leiam.  

Quando li, a série era dividida em quatro livros e a foto da capa era do próprio Chiquinho. Recentemente lançaram uma edição com os quatro volumes. A foto é bacana, mas não é o Chiquinho…..

12 Comentários so far
Deixe um comentário

Gostei das dicas de livros. Entraram para minha lista de próximos a ler. rsrs
Beijos

Comentário por Mari

Oi. tem coisa pra tú, lá em casa. O seu blog nerd e legal. O outro.

Mas parece q o 3o nárnia tá complicado. A Disney já caiu fora, parece.

Bjs

Comentário por Jr L

Lá em casa: folhascaindo.blogspot.com

Comentário por Jr L

Oi Ka… tem um meme pra vc no meu blog..

Beeijos =)

Comentário por Izzie

Ka! Feliz Ano Novo! Ainda dá tempo de desejar coisa boa! Sempre é tempo!!! E eu que já ía falar sobre Marley e eu… ok ok… vacilei! Claro que você já teria usado o exemplo… Vou considerá-los para uma leitura vindoura!
Um cheiro bem grande e fica na paz, querida!

Comentário por Dora

Realmente, nao eh tao facil esquecer, mas resolvi deixar de lado e nao ficar me ‘martirizando’ por algo q nao deu certo..

bjo ;*

Comentário por Izzie

Ka! Invejo quem chora assim, espontaneamente! Infelizmente, sou meio travada mesmo… mas quem sabe um dia, melhoro!
Um cheiro bem grande, moça chorona!

Comentário por Dora

Hahaha, eu tbm choro lendo, e mais: Me imagino na história… Muito obrigada pelas dicas.

Ah, lembrando o que você tinha escrito em outro post “Que o Dodi se safe” agora ele tah no mundo ficcista (eu inventei essa palavra ou ela existe?) dos pés juntos huahuahua. Beijos

Comentário por Elayne

Olá…

Hummm simplesmente eu adorei as dicas e é lógicooo que eu vou ler e depois eu passo aqui e te conto o que eu achei!..

Ja tenho Marley e eu em maos, estou terminando um e logo começo ele, é bem provaavel que eu nao termine antes do filme sair de cartaz, mas depois eu vejo em DVD, apesar que é muito mais encantador o cinema!..rsrs

Bjoss, ótima semana!…

Comentário por Lucí

Ka! Sumidinha, querida?! Hoje lembrei tanto de você, é que assisti a Bonequinha de Luxo (rs rs rs). Espero que estejas bem. Deixei um selinho lá pra ti.
Um cheiro bem grande.

Comentário por Dora

Oie!! Qto tempo…
Belas sugestões de livro. li Marley e Eu há algum tempo e adorei!!
Saudade de passar por aqui, o Viagem cerebral anda meio esquecido, mas logo logo quero voltar a postar e com algumas novidades!!
beijão querida!!

Comentário por Natália Lima

Ola amada, esta sumida.. qualquer coisa da um grito..

Como nao lembrar de ti, terminei de ler Marley & Eu, e optei por dar um tempo para ver o filme, o livro ainda esta fresco na minha memoria..

Chorei muito lendo, imagina vendo!.. Chorei quando ela perdeu o bebe dela, chorei quando ela teve depressao e nao queria mais Marley (na verdade odiei ela de raiva).. e no final… e nao tem como eu nao pensar no assunto, meu gato fara 4 anos.. se preparar para a perda, por mais que nos preparemos.. quando ela chega é avassaladora..

Bjinhos viu..

Comentário por Lucí




Deixe um comentário

