Breakfast at Tiffanys


O mestre
dezembro 18, 2008, 7:16 pm
Filed under: É sério, Vá ler um livro

saramagoii–  Não sou pessimista. O mundo que é péssimo.

– Não há direitos humanos.

– A humanidade não merece a vida.

– Uma boa doença vale por toda a obra de Paulo Coelho.

– A narrativa é a correnteza que nos leva, embora (sejamos) nós que guiamos o barco.

– Mudar a vida exige que mudemos de vida

José Saramago

E tem que ouse criticar o mestre.

Sou passional. Me encanto com pessoas e idéias. E tenho um encanto apaixonado pelas palavras de José Saramago.

Não tenho vergonha de confessar que tenho um quê de totalitarista. Não encaro com bons olhos quem deprecie meus objetos de interesse. Às vezes os ataco, geralmente os corto de meu mundo.

Por isso, desde que li uma crítica negativa de Marcelo Tas ao penúltimo livro do mestre ganhador do prêmio nobel e autor de obras maravilhosas como Ensaio sobre a Cegueira e As Intermintências da Morte, eu nunca mais consegui ouvir, nem ler, meia palavra do que o careca fala. E agora pergunto Marcelo Who?

E assim segue….Critique meus ícones, minhas paixões e ideologias e ganhará meu desprezo eterno.

Tenho plena convicção de que se você não tiver nenhum motivo pelo qual se apaixonar e brigar, falta essência vital na sua existência.

Anúncios

11 Comentários so far
Deixe um comentário

Entendo, Ka! As críticas porém são inevitáveis e ainda mais no caso de uma figura tão amplamente difundida como esta. Adoro os pensamentos dele também. E me fez pensar muito uma entrevista dele em que falava exatamente essas palavras: “Eu não sou pessimista. O mundo é que é péssimo”. E a partir daí tinha tantas coisas interessantes. Um emaranhado de idéias em algo tão simples. Ele é fantástico. Então pelo menos por enquanto ainda seremos amigas?! Rs rs rs
Cheiro grande e boa noite.

Comentário por Dora

Adorei a citação do Paulo Coelho. Saramago não poderia ter sido mais preciso no comentário!
Caso você ainda não conheça o blog dele, aí vai:
http://caderno.josesaramago.org/
Presentinho de Natal…
Bjs!

Comentário por Selma

Oi Ká…
Paulo Coelho é um pé no saco.
De críticas ninguém gosta, mas eu não despreso totalmente as críticas sobre o que gosto, mas também não me importo, tenho dois ouvidos: por um entra e pelo outro sai…

Gostei das frases de Saramago, vou no blog dele. beijos Ká.

Comentário por Elayne

Ola Ka..

Percebi que vc é uma apaixonada com convicção por tudo que gosta e faz, ate pelo Corinthians!..rsrs..

Acho lindo isso, aquelas pessoas que lutam por uma causa, acho que temos que ter ideologias, porem com um pouco de cuidado pq tudo em excesso faz mal, ate o fanatismo..

Nao é seu caso, pq se apaixona intensamente por coisas que so nos fazem bem..

Bjooo amada, bom final de semana!

Comentário por Lucí

Desde que o Paulo Coelho estourou como sucesso de vendas, ouvi muitos elogios ao seu trabalho e nunca tive vontade de ler nada dele até que ouvi a primeira crítica. Fui matar a curiosidade… putz! A sensação que tenho é que o cara “escreve” joga tudo prá cima e na ordem que cair manda encadernar o livro… Tem um aspecto positivo, muita gente começou a ler depois que ele lançou os livros dele, ponto. Prá quem não lia nada, dou-lhe a chance deste mérito. Mas vai escrever ruim assim lá longe!
Beijos minha querida! Também sinto saudades! Em dezembro imbernei em uma onda meio saudosista e estou digamos assim meio recolhida. Há dias em que me sinto rabujenta, outros me aventuro um pouquinho a sair da toca.
Beijos
Lu

Comentário por Lu

Oi Holly!! Quanto tempo, estava com saudades de aparecer por aqui.
Tô passando para te desejar um ótimo Natal e um maravilhoso Ano Novo!
Beijão querida

Comentário por Natália

OLá, Holly! Tudo bem? Andei sumda, né? O sumiço é por conta do trabalho. Ando mesmo sem tempo,mas hoje consegui atualizar o meu blog que já estava cheio de poeira. rs Eu acho que por melhor que seja alguém ou algo sempre haverá quem critique. Agora é preciso muita coragem para criticar um mestre como o Saramago, hein? Aproveito a visita de hoje para desejar que tenha um lindo Natal e um 2009 pleno de realizações! BJos e uma linda semana!

Comentário por Clécia

Oi, Ká!
Sabe o que eu mais gosto do seu blog: você é radical e não disfarça isso. Me identifico com você porque sou chamada de radical sempre. Seria uma característica das librianas??? rsrs

O fato é que também odeio quando criticam ou debocham de algo que eu amo.
Mas tenho uma ignorância: nunca li José Saramago. Já li algumas entrevistas, me interesso por alguns livros, mas sempre coloco um livro mais “urgente” na frente. Acho que essa será uma das minhas promessas para o ano que vem (haha): ler o mestre.

Eu sei que você não é fã, mas desejo a você um Feliz Natal com muita saúde, amor e paz!

Beijos

Comentário por Mari

Oi, Ka! Passando para te desejar tudo de melhor nesse fim de ano, tá?!
Um cheiro grande.
*tem selinho lá pra você*

Comentário por Dora

Tem um desafio p vc no meu blog, se quiser responder, fique a vontade. beijos

Comentário por Elayne

Sobre Paulo Coelho, costumo dizer:”não li e não gostei”.
Saramago, se um dia eu tiver alguma ressalva, eu que não serei doida de dizer rsrrs

Comentário por picida ribeiro




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: