Breakfast at Tiffanys


Pai
agosto 8, 2008, 4:35 pm
Filed under: É sério

Daddy

Ele olhou seu bebê, recém chegado ao mundo, como quem vê a mais bela obra da natureza. Suas primeiras palavras àquela que acabara de nascer:

– Ela é linda. É o bebê mais bonito que já vi.

Nas ligações para avisar a família da chegada da primeira filha, a frase seria repetida:

– Ela é linda.

Até hoje, é comum ele olhar sua filha, já mulher formada e casada como se fosse aquele bebê e repetir:

– Como minha filha é linda!

Para meu pai, não há concorrência. Gisele, Angelina, Jennifers e beldades em geral perdem de longe para as duas mulheres de sua vida: eu e minha mãe.

Esse é meu pai. Se meu ego e auto-estima foram muito ajudados pela corujisse, minha personalidade ganhou ainda mais ao ser formada por alguém tão íntegro e bom, puro de alma e mente.

E, se existe um resquício de credibilidade na humanidade em mim, a causa é ele. Se meu pai é humano, há algo de bom na natureza humana.

Meu pai carrega o mundo nas costas. Quer ajudar todos e resolver todos os problemas. Com paciência e elegância do Dalai Lama. Tenho meu monge particular.

Em seu núcleo, é o grande pilar de coerência e civilidade. Lida com mulheres de personalidade ultra forte com uma distinção invejável. Sempre tem solução para as mais difíceis situações, para as inúteis discussões.

Meu pai me mimou. Alguns dizem que até demais. Que injustiça….Meu pai descobriu o equilíbrio ideal entre o carinho e a disciplina. E só eu sei que tomei broncas e fui educada de forma exemplar.

Se cometeu erros, quem não comete? Se exagerou, foi por excesso de amor.

Foi ciumento e odiou alguns namorados. Com o marido, olhou desconfiado, mas soube me deixar ir. E hoje, quando olho os dois homens da minha vida tão amigos, sinto uma alegria imensa de perceber que meu pai foi referência também para escolha do meu parceiro de vida.

Se muitas mulheres procuram um oposto, eu preferi a semelhança. Sabia que para ser um bom homem era preciso ter algo do meu pai. E assim, até hoje, o procuro nas piores horas. Sei que sua sabedoria dá jeito em tudo, conserta, concilia, acalma.

Meu pai coleciona tudo que escrevo. Desde o jornal da empresa de automação industrial a um panfleto institucional. Me acha a versão feminina de Machado de Assis.

O que ele não sabe é que eu queria ser menos orgulhosa e mostrar este post a ele. Queria ter mais da sua calma, queria conseguir acreditar mais nas pessoas, queria ver a vida um pouco com seus olhos. E queria que o mundo soubesse que pai ele é.

Bom, isto aqui já é um começo.

15 Comentários so far
Deixe um comentário

Olá Holly, sinto um pouco de inveja nas suas palavras sobre seu pai, admito.
Não tive a oportunidade de conviver com meu pai, não sei se isso é bom ou ruim.
Ele abandonou minha familia quando eu tinha 1 mes de vida.
Sumiu no mundo, quer dizer, no japão.
Retornou após cinco anos para pedir o divórcio a minha mãe.
Nunca ligou, nunca quis saber como nós, suas duas filhas, estavamos.
Mas, apesar disso tudo, eu sinto a falta dele, sabe?
Não sei.. sinto uma ponta de tristeza ao falar disso.
Dia dos pais nunca foi uma boa data para mim.
Era minha mae quem ia nas festas e era horrivel.
Ouvir: – pq vc ta fazendo esse presente, vc nem tem pai..

É isso, sorte a sua de ter um pai.
Desculpe, eu sou pessima nesse quesito, pai.

Um beijo, obrigado pela visita
😉

Comentário por Youko Watanabe

Ka,

É tudo de bom ter um pai daqueles que a gente pode se orgulhar, corujar, mimar, amar! Comovente o seu texto e muito verdadeiro, ja que conheço os dois lados da moeda familiar, rs.

Fez-me lembrar do texto que vc lindamente escreveu no dia dos pais há alguns anos, (acho que foi 95) comigo e com o meu pai, lembra? (Meu pai gostou tanto do teu escrito e até hoje mostra prá todo mundo com o maior orgulho).

Um grande beijo!

Lu

Comentário por Lu

Mais uma coisa: mostra sim. Ele vai amar, pode estar certa disto!!!

beijo

Lu

Comentário por Lu

Oi Ka,
Sobre o trânsito, é incrível o que se vê, presencia e às se vivencia nas ruas… Imagino o susto.

Você leu meus pensamentos, ia justamente pedir tua opinião sobre os textos do blog. (sempre tenho a sensação de que divago e saio do tema central do texto). Sua honrável opinião de amiga jornalista muito me interessa!!!!!

Te respondi antes, mas fiz bobagem. Quando vc envia um comentário, tem como eu responder no próprio comentário? (Como no email?) Um dia eu aprendo a blogar direito… rs

Um beijo enorme!!!

Lu

Comentário por Lu

Lindo teu post, Holly! Eu também tenho um amor muito grande pelo meu pai. Como todos, ele tem defeitos, mas não são páreos para as virtudes. Ele é muito carinhoso e atencioso comigo. E dizem que eu sou mimada por ele até hoje sim. Para eles, a gente não cresce nunca. É um amor bonito.
Mostra a ele esse post… como quem não quer nada… não perca as oportunidades de deixar seu pai mais alegre ainda. Bom fim de semana, Holly! E um Feliz Dia dos Pais pra esse pai tão espetacularmente lindo que você descreveu aí no post…
Cheiro bem grande.

Comentário por Dora

Lindo o que voce escreveu sobre seu pai,lindo tambem seus sentimentos por ele. Sempre que puder, deixe isso claro para o mundo, deixe isso claro para ele.

Comentário por picida ribeiro

Linda homenagem a seu pai,Holly! Bjos e uma ótima semana!

Comentário por Clécia

Ai q lindo Holly!!!
Adoro quando leio algo cheio de sinceridade e bons sentimentos. Vc é ímpar! E seu pai então?! Parabéns aos dois por terem um ao outro!
=D
Demorei a passar aq pq esses últimos dias foram agitadinhos… rsrsrs
^.^
Bjos*** no coração e tenha uma semana massaaaaaaaaaa!

PS: ainda ñ tive tempo de ajeitar o blog, mas assim q der eu coloco o presente q ganhei de vc e outros.

Comentário por Tatyan

Eu sou o tie que prefere homens o oposto do pai (ao menos na maior parte das coisas).
Ontem foi dia dos pais, dei um abraço, um presente, mas ele não liga pra data alguma do calendário, diz que é besteira, e consequentemente eu acabo não me importando se ele está ao meu lado ou não na data, pra mim já virou mais uma data “tanto faz”. Mas em fim…
Que vc tenha tido um ótimo dia dos pais com o seu pai.Beijos

Comentário por Elayne

Holly, meu Pai mora em Brasilia e só fui lembrar de ligar para ele ontem à noite.
Ele diz que não liga pra essas datas, mas todo mundo sabe que é mentira.
Tive muita sorte com pai. Ele sempre foi um companheiro de primeira hora, está sempre pronto a me estender a mão nas horas dificeis. Sem contar que tem um senso de humor irônico, sarcástico e politicamente incorreto que eu adoro (e acho que herdei dele…).
Estou ficando com ódio do Terra. É o segundo post que eu escrevo e na hora de enviar é apagado. Ai que raiva! Eu também não aprendo que tenho que salvar no Word para casos como esse.
Acho que vou migrar de provedor também. Você está gostando da sua casa nova? É dificil criar um blog aí? É digrátis?
Beijos.

Comentário por lucy in the sky

Querida,

Eu poderia facilmente me encaixar nessas suas palavras. Quando penso no quanto queria um pouco da calma, do entendimento frente todas as coisas do meu… E eu também procurei alguém com as características dele, impossível ser diferente quando temos um grande exemplo de marido e pai dentro de nossa própria casa! Linda sua homenagem! E é muito bom ler coisas assim quando nos identificamos com ela. Vem aquela sensação de vida completa, sabe?

Ontem vi uma reportagem sobre cachorreiras na Record e me lembrei de você! 🙂

Estou sumida pela correria mesmo. Hoje é meu dia de folga e só agora consegui sent6ra aqui! Ainda mais com o casamento se aproximando, sobra um monte de coisas pra fazer…

Não esquece a receita do strogonoff! 🙂

Beijos e saudades, amiga!

Comentário por Mi

* meu pai! Faltou o PAI ali… hihih

Comentário por Mi

Sabe Ka,
Com o tempo descobrimos o que realmente importa. Ainda ficamos sem jeito quando alguém nos elogia, ou ficamos sem jeito de dizer o quanto alguém é importante ou significa prá gente. Com o tempo começamos a perceber que o que importa é pura e simplesmente : amor. Sua doce descoberta já começou há tempos baby. Fiquei muito feliz que tenha mostrado a ele, e fico imaginando a carinha e o coração saltitante dele… rs Certamente amou, como sempre te amou, pode ter certeza! Um grande beijo bem estalado! Te adoro muito. Ah, antes que me esqueça, teu blog está fazendo sucesso entre os meus amigos… Parabéns!!

Comentário por lu

Ka,

Sabe o que eu mais gosto nas tuas escritas? Elas tem um ar serelepe, parecem que estão sempre a fazer piruetas à nossa frente. São uma delícia e refletem muito da alegria que vem de você. Ok, elas são marcada também por um espírito muito crítico, e isso é ótimo; mas mesmo este não impedem que o seu entusiasmo apareça e contagiem seus leitores. Gosto muito!
Um super beijo

Lu

Comentário por Lu

Que linda a homenagem Holly!!! Emocionante suas palavras!
Saudades de passar por aqui..Minha vida está tão agitada e cheia de atividades que qdo chego em casa (geralmente depois das 21h) nem ligo o computador p/ postar no meu blog e visitar os dos amigos.
Ah! Uma perguntinha…Tenho uma super amiga que trabalhava na De brito Propaganda e como eles perderam um grande cliente acabaram mandando embora um monte de jornalistas, inclusive minha amiga Luciana, que trabalhou lá uns 4 anos. Você sabe de alguma vaga de jornalista? Já mandei aquele e-mail com contatos p/ ela também.
A Lú é uma pessoa muito boa e nunca me deixou na mão. É capacitada, honesta e muito alto astral.
Beijão querida!!

Comentário por Natália Lima




Deixe um comentário

