Breakfast at Tiffanys


Pais bom de assistir
agosto 7, 2008, 8:47 pm
Filed under: Nas telas | Tags: ,

Semana dos pais. Acho os pais, na verdade, uns pobres injustiçados na nossa sociedade basicamente matriarcal (digam o que quiserem, é matriarcal e ponto)

Observações e divagações tanto da mídia, quanto no subconsciente coletivo, reservam às mães grande parte dos créditos e dos sacrifícios de criação dos filhos.

Oras, há mães ótimas e pais péssimos, como há pais ótimos e mães péssimas.

Pessoalmente, tenho sorte. Tenhos os dois ótimos. Embora não tenha feito valer neste blog o crédito que os dois têm na minha vida (vou começar reverter este quadro amanhã).

E para homenagear os dads, indico alguns filmes bacanas com temática centrada em relacionamento pai/filho-filha.

Vamos governar a galáxia!

Star Wars – A primeria trilogia tem como pano de fundo o relacionamento entre Luke e Anakin Skywalker (nosso querido Darth Vader).  E a frase antológica “Junte-se a mim, Luke e juntos governaremos a galáxia” é um convite e tanto. Dane-se a rebelião, eu tinha é debandado para o lado negro.

Em nome do pai – De 1993, o filme conta a história real de uma família destruída pelo suposto envolvimento em um atentado em Belfast, Irlanda do Norte. Condenado injustamente, o filho Gerry (Daniel Day-Lewis)- um deliquente, na verdade – acaba por fazer que seu pai, tia e primos passem anos na cadeia.

O resgate do conturbado relacionamento entre pai e filho é um dos principais enfoques do filme. Comovente.

Amir e Baba

Caçador de Pipas – A bela história de Khaled Housseine também aborda o relacionamento pai e filho. Do garoto que cresceu tentando impressionar o pai, chamado de Baba, ao escritor que descobriu a fraqueza de seu mito particular, o protagonista vai do amor ao ódio e descobre o perdão.

A história é complexa, mas o mito do pai herói, comum aos garotos é um forte atrativo do livro e do filme.

Elizabethown – Na verdade, a trama central da tragicomédia encantadora não é bem esta temática (veja a sinopse). Mas adoro a referência ao relacioamento pai e filho e principalmente as lembranças de Drew (Orlando Bloom). E claro, a conversa imaginária do protagonista durante a viagem de volta. É para rir e chorar ao mesmo tempo.

E as meninas?

Parece que filhinhas de papai não são muito exploradas em Hollywood. Não consegui lembrar de muitos filmes em que o relacionamento pais e filhas fossem, assim, tão marcante. Injustiça danada, hein…pelo menos na visão de uma destas garotas mimadas pelo papai.

Gerard dadizão!

Ilha da Imaginação – Gracinha de história da vivência pai e filha (o paizão Gerard Butler e a fofíssima Abigail Breslen) em uma ilha de paradeiro ignorado. É pura fantasia, mas o envolvimento dos dois é de invejar. Ou melhor, não. Ter Gerard Butler como pai não é muito saudável…Ele fica melhor, na verdade, como pai da sua filha!!!

O Pai da Noiva – Nos duas comédias de Steve Martin, o paizão entra em crise em dois momentos cruciais da vida da filha: casamento e gravidez.  O grande barato dos filmes é a abordagem cômica da dificuldade dos pais lidarem com o fato de sua garotinha ter crescido e se tornado uma mulher. Bem bacaninha.

E tem ainda o conturbadíssimo dia dos pais de Lost. Bem aqui

Anúncios

3 Comentários so far
Deixe um comentário

Tambem vou escrever sobre o Dia dos Pais no meu blog
Dia 10/08 faz 10 anos que meu pai morreu,na segunda feira seguinte depois de um feliz “Dia dos Pais”.
A saudade é cada dia maior.

Comentário por picida ribeiro

Eu vi O caçador de Pipas.
Esperava muito mais desse filme.
Li o livro e adorei a historia de Amir e Hassan.
Esperava muito mais mesmo.

😉

Comentário por Youko Watanabe

será q kill bill vale? hauhauhauhaha

Comentário por silvakov




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: