Breakfast at Tiffanys


Um livro é sempre um livro
agosto 1, 2008, 4:31 pm
Filed under: Nas telas, Não vivo sem bicho, Vá ler um livro | Tags: ,
Ainda sobre leitura….(posts já publicados e atualizados)

Capa do livro

De Bagdá, com muito amor

Recomendo esta tocante narrativa sobre o resgate de um cão iraquiano por um tenente coronel norte-americano, durante a atual ocupação do Iraque.  O pequeno Lava é encontrado ainda filhote em uma casa abandonada em Faluja, em meio a um dos mais devastadores ataques do início da guerra. Desobedecendo o regulamento militar, o grupo adota o mascote que logo se torna protegido do tenente-coronel  Jay Kopelman.

O cãozinho, mais que um mascote, promove uma revolução na visão de vida do militar. Sem cogitar deixá-lo no país, ele enfrenta uma batalha burocrática para poder levar Lava à California.

A narrativa explora não somente o relacionamento com cão, que transforma Jay, mas envolve também uma descrição realista da situação do país, dos soldados norte-americanos, iraquianos  – civis sem treinamento militar e preparação psicológica – e da insanidade dos rebeldes, que chegam a utilizar portadores de Sindrome de Down como homens bomba.

Mesmo que do ponto de vista de um norte-americano, a reflexão inclui elementos bastante críticos sobre o treinamento militar e a ocupação. É impressionante perceber a tranformação que a convivência com um cachorrinho pode promover em um militar, valentão, treinado para matar. Como ele se torna vulnerável, admite sentir medo, chorar, se importar….

“Mais do que qualquer coisa, quero ele vivo porque, devo confessar, antes de Lava eu era um fuzileiro de quem não se esperava qualquer reflexão sobre a vida e a morte. Eu carregava uma mochila repleta de cupons que valiam a absolvição. Agora, depois de conhecer Lava e deixar o medo tomar conta de mim, percebo uma vaga semelhança entre um assassino em série e eu.”  reflete o tenente.

Fronteiras do Universo

E para quem gosta do gênero fantasia, uma dica: a trilogia Fronteiras do Universo, de Phillp Pullman, formada pelos volumes A Bússola de Ouro, A Faca Sutil e A Luneta Âmbar

Como costuma ocorrer, o filme do primeiro livro, lançado em dezembro passado não chega aos pés da obra literária, apesar de ser bem divertido.

As obras abordam um mundo fantástico repleto de universos paralelos, feiticeiras, povos místicos e uma série de personagens interessantes e carismáticos, como a encantadora garotinha Lyra Belacqua. A narrativa é ágil, a história é complexa e será melhor compreendida por adultos por conter críticas diretas à religião, que na obra suprime da sociedade o livre pensamento, escondendo informações e punindo severamente quem a desafia (qualquer semelhança não é mera coincidência). O Vaticano ordenou que seus fiéis boicotassem a obra e só por isto, já vale a pena conhecer.

Além da polêmica, me encantou a existência de dimons, animais que acompanham cada ser, verdadeiras almas que refletem a personaldade e os protegem. Amei este conceito.

Impossível não pensar em cada um dos meus peludos. O Matheus é indiscutivelmente o dimon do Marido, enquanto Fredinho e Juju dividem a supremacia da minha alma.

5 Comentários so far
Deixe um comentário

Esse livro deve ser lindooo *-*
Meus olhos já até encheram de água aki…
Esse homem deve ser maravilhoso, pois o seu gesto de amor é tão grandioso! Gostaria q existissem mais pessoas como ele, o mundo seria bem melhor!!!

Obrigada pelo comentário e pelos parabéns!!!
BjO.

Comentário por Mandy

Holly, o livro me parece ótimo! Uma visão diferente de todas as atrocidades no Iraque. Já está na lista!
Bjs!

Comentário por Selma

Holly,pelo q li aqui vou gostar d ler os dois, mas confesso q vou procurar primeiro por Fronteiras do Universo… Me chamou mais a atenção…
😛
Olha só anjo, brigadãããããããããão pelo selo! Só ñ garanto colocar hj, aliás tenho outros q ganhei p colocar lá, mas estou sozinha c meu pequeno e ele toma mto tempo… Aí fico assim: ele dá uma folga eu passo num blog amigo p deixar um bjo…
=D
Amei o presente!
^.^
Bjos*** nesse coração lindo e ótima semana p vc queridonaaaaaaa!!!

Comentário por Tatyan

Creio eu que fazia mais ou menos 8 meses que não pegava um livro pra ler, havia começado a ler ” On The Road” ano passado, e só essa semana voltei, incrível como o tempo passou rapido, e se não fosse a internet não existir mais em casa eu não voltaria a ler tão cedo!
E estudar pro vestibular?É algo que eu pretendia começar no ínicio do ano, e eu simplesmente esqueci!
Isso é vergonhoso!=P

Mas creio que agora com a internet quase não fazendo mais parte da minha vida, da pra agilizar mais as coisas, a casa, os estudos e a leitura, e procurar outras formas de distração!=P
Não pretendo colocar internet tão cedo em casa! hahaha

Beijos

Comentário por Kira

Adoro livros!!! E sempre que leio um livro e assisto o filme em seguida, decepciono-me. Mas não é culpa do filme, é que os livros detalham mais, levam a gente a pensar melhor e a se envolver mais com a estória.
É linda a sua paixão por animais, Holly! Vou procurar ver esses livros, pode deixar.
Boa semana, viu?!
Obrigada pelo selinho!!! Adorei!
Cheiro grande.

Comentário por Dora




Deixe um comentário

